quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Introdução




A Língua Portuguesa, tem sido objeto de discussão e preocupações de muito professores e estudiosos. A veemente discussão na sociedade brasileira a respeito da inclusão social e das diferenças, que se acentuam diariamente em nosso país, remete à questão da educação e da prática pedagógica que se tem estabelecido nas escolas do Públicas do Brasil.
Diante desse quadro programas aproximam professores de ensino básico através da discussões de novas estratégias que os auxiliem no ensino da língua materna. Este é o caso do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, GESTAR II. Que tem o intuito de trabalhar com professores objetivando a melhoria de ensino e aprendizagem, elevando assim, a competência dos professores e de seus alunos.
Esse trabalho vem apresentar, em forma de amostragem, estratégias utilizadas por professores cursistas do GESTAR II, na aplicação do Avançando na Prática e nas Atividades de Apoio à Aprendizagem, na cidade de Jequié – Bahia, sob orientação da formadora a professora Tânia Santos Carôso.
O uso de novas estratégias e a dedicação dos cursistas revela-no que o ato de ensinar Português na escola está modificando-se e que os educadores podem trabalhar diversos saberes, provocando uma interdisciplinaridade, disseminando a apatia no estudo da Língua Materna,para que o seu domínio que promova a inclusão social de jovens da escola pública brasileira.





CONCLUSÃO

Diante do exposto, percebe-se que o GESTAR II tem a função de ser um mediador entre a prática e a teoria, uma vez que está sintonizado com estudos do ensino de língua materna , bem como suas aplicações em sala de aula, buscando ampliar as oportunidades de conhecimentos da língua mãe aos alunos da escola pública, para que tenham, condições de exercer sua cidadania plena e ativa na busca de uma sociedade que vise a autonomia e à auto-realização de cada um, com o objetivo da justiça social, da felicidade e emancipação do homem em seu contexto histórico.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário